Gastronomia responsável e o Brownie de Macadâmia

2
171

 

Gastronomia responsável. Nunca havia parado para pensar que a cozinha pode ser o primeiro lugar à praticarmos a sustentabilidade dentro de casa e com isso ajudar a manter o equilíbrio do planeta.

Pensando nisso, a Fundação Grupo Boticário criou o projeto Gastronomia Responsável, um repositório programa que convida chefs de cozinha a criarem receitas que aliem a conservação da natureza à alta gastronomia, seguindo algumas dicas e princípios básicos. Os princípios básicos que podem ser melhor explorados no site Gastronomia responsável são:

  • Uso de ingredientes Orgânicos
  • Utilizar mais produtos regionais
  • Utilizar espécies que não estão em extinção
  • E principalmente fazer receitas sem desperdício

O movimento que se iniciou em Curitiba, conta com diversos dos melhores restaurantes da cidade que criaram pratos seguintes os principios acima e que irão reverter parte da renda desses pratos para ações de conservação da natureza.

Além disso, no site do movimento, a Fundação Grupo Boticário tem uma área para que colaboremos com receitas que sigam os princípios e para ilustrar esse post, escolhi uma receita bastante saborosa, que utiliza produtos orgânicos e principalmente, com zero desperdício de ingredientes.

Brownie de Macadâmia

brownie-de-macadamia

INGREDIENTES

200g de chocolate amargo picado

250g de manteiga em temperatura ambiente

1 ¾ xícaras de açúcar mascavo orgânico

4 ovos de galinha de capoeira

1 xícara de farinha de trigo branca orgânica

¼ colher de chá de fermento em pó

1/3 xícara de cacau em pó

200g de macadâmia picadas grosseiramente

 

MODO DE PREPARO:

 

Aqueça o forno na temperatura de 180oC.

Coloque a manteiga e chocolate amargo em uma panela e leve ao fogo em banho-maria, mexendo até que a mistura fique homogênea.

Adicione o açúcar, ovos, farinha de trigo, fermento, cacau em pó e a mistura de chocolate que foi ao fogo numa vasilha e misture tudo.

Acrescente as macadâmias picadas e misture suavemente.

Coloque a mistura numa forma retangular forrada com papel-manteiga e leve ao forno por volta de 30-35 minutos – faca o teste do palito.

Deixe esfriar e corte em quadradinhos (rendimento aproximado de 20 quadradinhos).

 

Para conhecer mais sobre o trabalho da Fundação Grupo Boticário: @fund_boticario e facebook/fundacaogrupoboticario.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, que delícia de receita! Acho bem bacana essa preocupação de empresas com sustentabilidade, mostra que na verdade é o consumidor que desperdiça e, muitas vezes, nem sabe que ele é quem precisa mudar de hábitos. Falta educação ambiental nas escolas também, ao meu ver, mas tenho visto uma realidade diferente nos últimos tempos, o que dá o maior ânimo! Falando no assunto, acho bacana fazer compra em feiras, por exemplo, porque é uma valorização não só do produto nacional como também da cultura… E no final sempre rola um pastel #vaigordinha! o/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here